Home > Viver > Agricultura

 

No concelho de Penedono o Setor Primário é o mais representativo!
As marcas da ruralidade observam-se a cada quilómetro percorrido.
Penedono é um concelho que se estende por uma área com um forte potencial agrícola, silvícola e cinegético.
Se no passado as populações mantinham-se em Penedono procurando no solo arável a solução para a sua sobrevivência, dedicando-se ao cultivo das terras deixadas pelos seus antepassados, produzindo centeio, milho, batata, castanha, azeite e amêndoa. Atualmente, esse agricultor de subsistência, vai passando o testemunho ao jovem empresário agrícola.

As explorações do concelho têm vindo a adquirir dimensão e por isso notoriedade. Com o saber adquirido nas Universidade e na Formação Profissional estes jovens agricultores passaram a ser a derradeira esperança do Concelho de Penedono e do País. Com conhecimentos científicos e tecnológicos eles gerem as suas explorações de uma forma sustentada.

O Concelho vem ganhando expressão no panorama regional na plantação de soutos, olivais e amendoais. Foi este aumento da produção que levou à criação da Cooperativa Agrícola de Penela da Beira e da Cooperativa dos Olivicultores do Vale do Torto, no Souto,  que está atualmente em fase de instalação.
Entretanto, começam a surgir produtos confecionados à base de ingredientes provenientes da agropecuária (compotas, doces, queijos, enchidos, pão e mel) que podem ser adquiridos nos nossos mercados, feiras, lojas de comercio tradicional e Posto de Turismo de Penedono.